segunda-feira, 26 de julho de 2010

"This is not samba"

Pra quem não sabe eu sou apaixonada* por dança e tenho sim algumas preferências como o Ballet Contemporâneo, Ballet Moderno e Jazz! MAS sendo dança eu to dentro! 
Por causa desse meu vício eu costumo assistir (e muito) ao programa "So You Think You Can Dance" e ,pra quem não sabe, é um reality show de dança (der, ta no nome né!)... e dentro dele os participantes, que são profissionais, devem dançar a cada semana ritmos diferentes e dentre eles se encontra o nosso mais que super hiper conhecido e amado... o SAMBA!
Sim, o Samba... aquele de raízes africanas surgido aqui mesmo no Brasil (uhul) sendo reconhecido pelo mundo como um forte símbolo da nossa cultura, sofreu muitas mudanças e se desenvolveu, como hoje conhecemos, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX no Rio de Janeiro...


(Assistam ao video da Courtney Galiano e o Will dançando Samba- So You Think You Can Dance)
http://www.youtube.com/watch?v=cbiYTezjiC0


Nós brasileiros estamos acostumados com o samba das avenidas de carnaval e o samba de gafieira (entre outros tipos)... e o samba que eles apresentam é o pouco conhecido (no Brasil)... o SAMBA DE GAFIEIRA MODERNA! que é uma reinterpretação deles... chamada de "Ball room samba"

A Polêmica é: é samba mesmo?
Porque no próximo video MUITOS brasileiros reclamaram e apontara "THIS IS NOT SAMBA"
http://www.youtube.com/watch?v=Nyg0TbS1f38
Na MINHA opinião essa "reinterpretação" NÃO é Samba, uma vez que este não é que vemos em nosso país, que criou esse ritmo, essa dança... pq Samba NÃO é uma mistura de merengue, cha cha, mambo e outros... SAMBA é SAMBA!

Essa outro video é de um casal da Russia em um evento no Japão
http://www.youtube.com/watch?v=lSfVkb-kTX8&feature=related


TELL ME GUYS...
IS THIS SAMBA?

Beijo na Testa!

2 comentários: