segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Infinitamente




"De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure." ( Vinícius de Moraes)



Obviamente para muitos este é um típico poema de AMOR, o amor homem/mulher. Mas como tudo nessa vida, há interpretações mais profundas sobre isto, muito mais profundas.
Este poema fala sobre a FIDELIDADE (como o próprio título), fidelidade a um sonho. Lembro-me da época do cursinho, das horas e horas de estudo em meio a um cansaço enorme, dos risos e das lágrimas, estas muitas vezes de angústia e insegurança, confesso, dos inúmeros "não posso" aos passeios com amigos, tão tentadores, tão encantadores, mas a fidelidade ao meu sonho era o meu maior encanto. O maior deles.
Acho TRISTE que sonha e desiste. Uma coisa é mudar de objetivo, outra, é DESISTIR dele e pensar a vida toda "E se..", ou se "contentar", já possuímos o "dom" de nos enganarmos, com um plano B. 
NÃO DESISTA DO SEU SONHO
Claro, estamos falando de sonhos possíveis, reais. Sonhos que devemos viver intensamente, para quem sabe quando acabar, se acabar, poder dizer que foi eterno enquanto durou, foi prazeroso apesar da luta, foi alegre apesar do choro.
SONHEMOS INFINITAMENTE
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário